Concurso " Espiral de Ervas aromáticas"

Espiral de Ervas Aromáticas


As plantas aromáticas têm uma importância incontornável na planificação de uma horta biológica. Para além de atraírem insetos polinizadores para a horta, são uma fonte de aroma e sabor na nossa culinária, que permite tornar os nossos pratos mais saborosos e reduzir a quantidade de sal utilizada.
Cultivar as aromáticas em espiral pode ser uma forma interessante de aprender mais sobre estas plantas. A espiral, inteiramente construída com materiais naturais (pedras, terra, areia, folhas secas, palha e água), serve-se de uma técnica usada na permacultura que consiste na subdivisão de espaços permitindo cultivar plantas tanto de habitats secos como húmidos, proporcionando uma grande produtividade e diversidade num espaço pequeno. Permite, ainda, recolher plantas durante todo o ano e cria mesmo o habitat ideal para animais de jardim como anfíbios, aves e várias espécies de insetos.
A espiral, geralmente de um metro de altura e dois de largura, possibilita um jogo de sombras e luz que permite que plantas com diferentes características cresçam em sintonia. A gravidade, juntamente com a disposição dos vários tipos de terra (mais arenosa no topo e com mais matéria orgânica na base), possibilita o escoamento da água, acumulando-se nas zonas mais baixas onde estão as plantas que mais necessitem de humidade.  

Neste desafio propôs-se às Eco-Escolas o planeamento e construção de uma “micro-horta biológica” de ervas aromáticas com a forma de espiral. Em alternativa, face à situação atual de isolamento social, que levou ao encerramento das escolas até ao final do ano letivo, sugere-se que seja apresentado apenas o plano de construção da espiral para, idealmente, ser implementado no próximo ano letivo. 

 

Objetivos

  • sensibilizar a comunidade escolar para a importância das plantas aromáticas na horta biológica e na nossa alimentação;
  • dar a conhecer à comunidade escolar a diversidade de plantas aromáticas que existem;
  • contribuir para o aumento da produtividade e sustentabilidade da horta;

 

Inscrição

A inscrição e preenchimento do formulário com as informações solicitadas deverá realizar-se na plataforma das Eco-Escolas (já feita pelas coordenadoras)

Informação Solicitada

Para participar no desafio, as escolas terão de enviar através da plataforma Eco-Escolas:
  • um esboço/croqui da espiral
  • descrição das vantagens da construção de uma espiral
  • breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral
  • materiais de construção necessários e motivo da sua escolha
  • uma breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho (e resultado/evidências após a construção da espiral – se aplicável)
  • um conjunto de fotografias que exibam a planificação da espiral e o processo de construção da mesma (5 a 10 fotografias) (apenas no caso de terem tido oportunidade de construir a espiral)

Prazos

As escolas deverão enviar os seus trabalhos até 30 de maio de 2020.

 

Processo de Seleção

O júri será constituído por elementos da ABAE, AGROBIO, elementos da Comissão Nacional das Eco-Escolas e por parceiros do projeto.
O júri reserva-se no direito de rejeitar qualquer trabalho que não satisfaça as condições do concurso.

 

 

Links úteis


Inspiração

Toda a informação foi retirada do site da ABAE